terça-feira, 1 de junho de 2010

Especiarias Orientais

ESPECIARIAS ORIENTAIS
Talvez nenhum outro componente culinário tenha possuído um papel tão determinante na História mundial como as especiarias. Por elas travaram-se guerras, floresceram nações, abriram-se rotas comerciais, mudaram-se os hábitos gastronômicos .Foram os antigos latinos que primeiro atribuíam a algumas drogas e substâncias aromáticas uma designação próxima do termo especiaria. Os franceses alargaram o âmbito do termo e aplicaram-no a produtos alimentares estimulantes do apetite e drogas medicinais de origem exótica.

Independentemente do sentido do termo, desde tempos imemoriais as especiarias foram utilizadas pelos povos do Oriente, transportadas por mar; em rotas que atravessavam os oceanos Indico e Pacífico. Chegavam a Imperadores e ao homem do povo, quer como tempero de alimentos, quer ligadas a rituais religiosos, ou mesmo como remédio indicado para as mais diversas maleitas.
Durante um longo período da história da humanidade, as especiarias chegavam as margens do mediterrâneo em pequenas quantidades, vendidas de imediato a preços elevadíssimos. O fato só aumentava o fascínio que estas exerciam sobre as civilizações que floresciam na região. Eram produtos tidos no âmbito do quase mágico. Vindos de terras distantes, também elas encobertas num véu de mistério e alguma sedução.
Contudo, razões bem reais tornavam proibitiva a incursão de grandes quantidades de especiarias na Europa. Os comerciantes sentiam grandes dificuldades em as fazer atravessar os mares e os continentes desde as terras do Oriente, algumas bem longínquas, até à Europa. Isto agravado por impostos e taxas aplicados nos territórios e portos por onde passavam.

Nenhum comentário: